segunda-feira, 18 de abril de 2011

BEM COMER - PÁSCOA COM SAÚDE - POR CECI SANTIAGO

Na época da Páscoa, costumamos consumir alimentos muito calóricos como o chocolate e pratos normalmente preparados com bastante molho, complementos e gorduras.
 

Se você não se cuidar vai ficar assim
O consumo excessivo desses alimentos pode transformar a festa em risco à saúde e estética; mas isso também não é motivo para cancelar a festa e abrir mão dessas delícias, desde que não sejam cometidos exageros, o que inviabiliza qualquer projeto de controle do peso.

O bacalhau que é tradicional na Páscoa é deliberadamente um alimento nutritivo, rico em vitamina B1, vitamina D, magnésio, proteínas, além de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Mesmo sendo um alimento que, além de saboroso vai ajudar no combate das doenças cardiovasculares, precisamos escolher muito bem o tipo de preparação que usaremos para seu preparo.

Complementos como leite de coco, creme de leite, manteiga e molhos ricos em queijos podem aumentar significativamente o valor calórico de uma porção, reduzindo os benefícios que o bacalhau poderia nos trazer.

Em busca do equilíbrio entre receita saudável x prato saboroso o importante é dar preferência a receitas ricas em legumes e verduras e como base um bom azeite de oliva.

Como informação complementar vale lembrar que é preciso dessalgar o bacalhau previamente, para não prejudicar aqueles que apresentam pressão arterial alterada.

Como alternativa para o bacalhau, podemos também preparar deliciosos pratos a base de atum, salmão e até a sardinha, pois também têm os mesmos elementos benéficos ao nosso organismo. Para essas opções também é preciso os mesmos cuidados na hora de preparar a receita.

Para acompanhamento nada de mais receitas calóricas, dê preferência a legumes cozidos e alimentos menos calóricos.
Para sobremesa, além do chocolate, invista nas frutas naturais sem caldas ou complementos açucarados.

Já que falamos do chocolate, vamos a algumas dicas sobre o seu consumo: o ideal é evitar o ganho excessivo de ovos de Páscoa já que podemos ingerir até 550 calorias por 100g, tomando o cuidado também de ingeri-lo em pequenas porções.

Podemos concluir que, não só para Páscoa, mas também para todos os eventos que vamos realizar ou participar, o ideal é que possamos dar preferência aos cardápios mais saudáveis, com preparações saborosas, mas sem ingredientes com excesso de calorias.
O segredo é degustar uma pequena porção de cada vez.

Ceci Santiago assina a Coluna - Bem Comer.
Toda segunda feira ela nos dará dicas e informações preciosas de como se alimentar melhor.
 


Profissional com formação técnica em Nutrição e algumas especializações.
Docente do curso de Gastronomia da UNIRIO e de Pós Graduação da Gama Filho em Segurança Nutricional. 
e mail para contato : cecisantiago@hotmail.com


 
Powered by Blogger