quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

TELEFONEMA DE SOGRA É UM JILÓ

Hoje logo pela manhã recebi um telefonema e adivinha quem era?? A minha sogra. Nossa quanta emoção, falar com a sogra as 06:00 hs da manhã não é nada fácil. Bom já que entrei no clima segue um item da gastronomia tão condenado injustamente que de 10 pessoas 11 não gostam , não sei por quê, a minha sogra adora. Ah também ela não conta, ela é sogra. RSRSRSRS.....








Mas por que o jiló só é referência de comida para passarinho??? Vocês acham que fosse ruim, esses pobres animaizinhos comeriam???

Como já disse antes, não existe comida ruim e sim mal feita.






O jiló (Solanum gilo) é o fruto da planta herbácea jiloeiro, muito cultivado no Brasil. É um fruto, geralmente confundido com um legume, famoso por seu gosto amargo.

É famosa a canção de Luiz Gonzaga, "Que nem Jiló", em que ele compara as dores da saudade à amargura do jiló:

"Ai, quem me dera voltar
Pros braços do meu xodó
Saudade assim faz doer
E amarga que nem jiló"



É originário da África Ocidental, onde ainda é cultivada, por exemplo, na Nigéria.
Usado numa expressão popular jocosa: tomar no jiló, com a acepção de ânus.

Jiló é o fruto do arbusto "jiloeiro" ramificado, que pode atingir entre 1 e 1,5 m. de altura. Seus ramos são verdes, cilíndricos e alongados, tem folhas de formato oblongo, recobertas por pelos, principalmente na lauda inferior. Suas flores são brancas, dispostas de 2 a 3, em pequenos racemos e tem pedúnculo curto.

O fruto pode ser oblongo, alongado ou quase esférico, conforme a variedade, de coloração verde clara ou escura e peso de 14 a 17 g. ( muita informação né????)

O jiló contém carboidratos (3 a 6%), proteínas (1,4%), sais minerais como cálcio, fósforo e ferro e as vitaminas B5 e C.

A vitamina C contida no jiló é perdida com o cozimento, então caros amigos quando vocês receberem suas sogras , façam um suco de jiló com babosa afinal não queremos elas doentes não é mesmo????

Agora sem brincadeiras , eu comi uma vez um doce de jiló com queijo em São Paulo simplismente maravilhoso, é daqueles que só provando pra comprovar. E um jiló à milanesa é um ótimo acompanhamento para uma boa cerveja gelada.

Uma boa dica para tirar o amargo do jiló é cortar ao meio, fatias ou em tiras , salgar bastante e deixar num escorredor de massa ou peneira por meia hora.Depois lavar bem em água corrente e secar com papel toalha.

Vamos ver quem tem coragem para fazer estas receitas


DOCE DE JILÓ
Ingredientes
-1kg de jiló verde
-1kg de açúcar cristal
-1 litro de água
-5 folhas de figo
-4 colheres de sopa de cinza de fogão a lenha ou de churrasqueira

Modo de Preparo
Lave bem os jilós e faça em cada um deles um corte em forma de cruz na sua parte mais "gorda, mas não vá até o fim. É só para abrir. Faça um sachê com a cinza do fogão e coloque em água fervente junto com o jiló por 6 minutos. Retire, coloque outra água, agora fria, e troque duas vezes ao dia durante 3 dias.

Escorra a agua. Leve ao fogo 1 litro de água com 1 quilo de  açúcar cristal e as cinco folhas de figo. Deixe engrossar. Quando pegar ponto de calda fina, coloque os jilós e cozinhe por mais 20 minutos.

Obs.: deixe o cabinho do jiló bem parecido com o do figo. Do contrário, retire-o.

JILÓ A MILANESA

Ingredientes
12 jilós
3 ovos levemente batidos
1 colher (sopa) de orégano
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
óleo para fritar
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Lave os jilós, retire os cabos e corte em rodelas. Misture os ovos, sal, pimenta e orégano, e deixe as fatias de jiló nesse molho, pelo menos por uma hora. Passe as fatias de jiló na farinha de rosca, novamente nesse molho e depois mais uma vez na farinha de rosca. Frite em bastante óleo quente até ficarem douradas.


 
Powered by Blogger