quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

WANDA E VILA ISABEL, É TUDO DE BOM

O que o carnaval tem haver com culinária?

Estou aprendendo que tudo na vida tem haver com gastronomia. Para quem pensa que gastronomia é insumos caros como caviar, foie-gra, trufas, está totalmente enganado. A gastronomia está na sabedoria de um povo, na cultura e no nosso dia-a-dia.

Em minha cozinha de eventos conheci uma pessoa com um coração enorme e antes de tudo uma guerreira. Mais uma lutadora que não se deixa abater por tão pouco e assim como um dos componentes mais ilustres de sua escola de samba( VILA ISABEL)  vai levando a vida devagar...devagar...devagarinho, mas observando a vida com maestria e absorvendo o que é o bom.

Wanda uma negra senhora, com sorriso encantador, trabalha para minha amiga e excelente chefe de cozinha Alejandra Faúndez (AF GASTRONOMIA) e tenho certeza de que sugou ao máximo os conhecimentos que ela lhe proporcionou.

O bairro carioca de Vila Isabel nasceu em 3 de janeiro de 1872, quando o comerciante mineiro João Batista Viana Drumond comprou a então Fazenda dos Macacos e deu-lhe o nome em homenagem à Princesa Isabel.



Desde então, a vila foi palco de vários movimentos abolicionistas e até hoje guarda em suas ruas nomes de líderes importantes, como o senador Nabuco, Visconde de Abaeté, Souza Franco, Conselheiro Paranaguá e Torres Homem.



Wanda preparou o almoço do dia , uma simples macarronada mas com toque de mãe,Sabe aquele macarrão bem temperado, gostoso que nos faz lembrar diretamente da nossa mãe?, pois bem é este aí. Ela aprendeu a cozinhar com a vida.

Cheiro de alho tostado, linguiçinha fresca fritinha e molho saboroso por demais, sô!!!!

Wanda como toda carioca que se preze e morando na comunidade atua na escola de samba e ainda tem pique para ajudar a organizar a escola  de samba mirim, o nêga arretada !!!!.

O projeto sócio-cultural G.R.C.E.S.M. Herdeiros da Vila foi fundado em 23 de Julho de 1988, a partir da associação de um grupo de pessoas com um objetivo em comum - fazer a diferença.


O Herdeiros da Vila consiste no desenvolvimento de ações específicas da prática do coletivismo em prol do fortalecimento da cultura, esporte, cidadania e do bem comum com crianças e adolescentes na comunidade do Complexo do Morro dos Macacos, Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, sua área primária de abrangência.


A escola se encontra em uma nova fase, uma fase de renovação e reestruturação, e para isso mais uma vez a escola mãe, o Grêmio Recreativo de Escola de Samba Unidos de Vila Isabel vem para somar como nosso principal parceiro, nos cedendo espaço para ensaiarmos todas as crianças da comunidade e montarmos a nossa sede.


Hoje Vila Isabel tem uma vida noturna com bares onde é comum encontrar músicos de repertório eclético: de rodas de samba a grupos de rock, de trios de forró pé-de-serra à MPB voz e violão. Há até lugares sem música alguma, mas que fazem o dever de casa com um chope gelado e comida honestíssima. E isso a meio caminho tanto da Zona Sul como da Zona Norte. Como já disse Noel, quem é da Vila não vacila.



Nada é como antes, mas uma nova história está começando em Vila Isabel. Como cantou o mestre Noel, A Vila “Tendo nome de princesa / Transformou o samba / Num feitiço decente / Que prende a gente”.


Parabéns Wanda,  agora vamos combinar aquele caldinho de mocotó que você falou.

 
Powered by Blogger