terça-feira, 14 de junho de 2011

ESTRELA DO DIA - EU SÓ QUERO CHOCOLATE




Chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau.



Atualmente o chocolate , é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos, tortas, mousses, sorvetes, biscoitos e outros doces. 

A primeira imprenssão que se tem de um chocolate produzido com varietal de cacau pode ser de choque para o paladar desacostumado.

Ao contrario dos chocolates para o consumo de massa, normalmente feitos com uma mistura de grãos de diferentes procedências, os chocolatiers sérios comprarão ou se associarão com plantações para criar chocolates que podem ser vendidos como se produzidos com o cacau de uma única propriedade. Nesse nível elevado, o chocolate se transforma em alguma coisa parecida com o vinho: a varidade de grãos, o terroir onde crescem e o tratamento das favas do cacaueiro - de onde vêm o cacau e o chocolate- tudo isso afeta enormemente o produto acabado.




O chocolatier francês Bonnat, conhecido pelo trabalho artesanal, foi provavelmente o primeiro a produzir chocolates com grãos colhidos em uma única plantação, em 1996, mas a idéia decolou de verdade quando outra empresa francesa, Valrhona, começou a produzir o Gran Couva em 1998. 

Hoje existem muitos exemplares bons, e o mais famoso deles seja o Chuao, de Amedel, de uma lendária plantação venezuelana que só pode ser alcançada de barco.

Michel Cluizel produz Los anconés, da republica Dominicana, e Maralumi, da Papua nova guiné, que é - coisa rara - encontarado na versão ao leite.






Sabores como os de tabaco, frutas vermelhas , grama, e cítricos são comuns. O chocolate deve derreter bem na boca e ser agradável. A persistencia pode durar 40 minutos. 

Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde. O cacau em pó ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório, estimulantes cerebrais, entre outros. As propriedades afrodisíacas dos chocolates ainda não foram comprovadas. Por outro lado por ser um alimentos altamente energético, o consumo excessivo aumenta o risco de obesidade.

Por isso coma com moderação mas não deixe de sentir o prazer de comer um pedacinho de chocolate.

 
Powered by Blogger