quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

SOFRER POR QUÊ? USE O BATEDOR DE ARAME.



Hoje fui fazer um bolo e não queria ligar a batedeira, estava com pique e perguntei pelo Fouet para a secretária da minha esposa ( é claro que eu não tenho secretária, até por que aqui em casa eu sou o cozinheiro) e ela me endagou: - Seu Marcio que raio é isso?? (com um delicioso sotaque cearense).








É claro que ela não tem culpa de não saber o que é até mostrar para ela o que era.


Ela prontamente me respondeu: ah!!! Por que não me disse antes que era este batedor de arame.



Em seguida fiz uma retrospectiva na cabeça e lembrei de um outro batedor de arame que minha mãe tinha, antigooo!!! que ela adorava preparar omeletes.Mas muitas das vezes via a minha mãe bater clara em neve com o garfo, hoje poucos fazem isto., Alguém se lembra deste batedor??? ainda existe no mercado pra vender???





Será que este utensilio sofreu alguma evolução? e esta evolução foi para o fouet???




Só sei que este utensilio é um coringa numa cozinha, serve para não só bater claras em neve , mas como também molhos, e massas leves tipo a de panqueca, ele é formado por vários arames fortes curvados em forma de gota e presos a uma pega. Existem destes utensilios de plásticos, que não recomendo pois quebram rapidamente, e existem uns forrados com silicone que são apropriados para serem usados em panelas de t-fal





Dizem que este utensilio caiu em desuso depois da invenção da batedeira, eu descordo plenamente, pois eu, não conheço um só chefe de cozinha que não tem um na sua maleta e hoje várias lojas de cozinha vendem este utensilio.

Os chefes chamam de FOUET, as donas de casa chamam de BATEDOR DE ARAME, em Portugal é conhecido como VARINHA MÁGICA, outros os chamam de BATEDOR DE CLARAS. Mas o que importa é não deixar de ter um na cozinha.

 
Powered by Blogger