quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CHEESCAKE NOVA YORK

Sabe aquele dia incontrolável de querer comer um doce, pois é estou nestes dias e por isso preparei uma receita clássica da cidade de Nova York. O legitimo e assado Cheescake.
Esta receita é deliciosa, não precisa nem de acompanhamento mas eu sempre acrescento uma calda de frutas vermelhas , ou apenas um couli de morango ou até mesmo goiabada derretida.

Nova Iorque (em inglês e oficialmente, New York City) é a cidade mais povoada do Estado de Nova York, dos Estados Unidos da América e a segunda maior aglomeração urbana do continente. É o centro da área metropolitana de Nova Iorque, a qual está entre as áreas urbanas mais populosas do mundo. Nova Iorque é considerada uma cidade global, dada a influência exercida por ela sobre o comércio mundial, finanças, cultura, moda e entretenimento. Além do mais, nela se localiza a sede da Organização das Nações Unidas e é também um importante centro de negócios internacionais. A cidade é muitas vezes referida como New York City ou City of New York, para diferenciá-la do Estado de Nova York, do qual faz parte.






Relatos históricos dão conta de que a cheesecake foi servida na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos em 776 a.C. Dá para imaginar um "atleta" comendo um pedação de cheesecake de framboesa antes da prova dos 100 metros?O cream-cheese vem do leite da vaca e foi criado nos Estados Unidos, foi desenvolvido em 1872 e  é um  queijo de coalho fresco, pastoso, ácido, que requer uma cultura de bactérias para iniciar; frequentemente aromatizado com ervas, temperos ou frutas; Necessita refrigeração e ficar firmemente tampado; cream-cheese batido é macio e fofo devido ao ar batido nele e tem menos calorias. Tem que ser branco, quando puro e dependendo do sabor. Seu gosto é moderado, aveludado e tem textura macia.


Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos. Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus Deuses para acalmá-los. E assim foi se espalhando até chegar aos cadernos de receitas de nossas avós.


Queijo Neufchâtel
 O ingrediente essencial da cheesecake é, obviamente, o queijo. Porém, vários são os tipos encontrados em receitas através dos tempos. O queijo cremoso, o queijo Francês Neufchâtel, o cottage e a ricota. O mais famoso e mais utilizado nos dias de hoje é o primeiro deles. Em 1872, um leiteiro americano tentando recriar o queijo Neufchâtel, acabou chegando ao cream cheese.

Existem milhares de receitas de cheesecake por aí. Quando falamos em receitas, não queremos dizer apenas quantidades de ingredientes diferentes. O que mais impressiona é a variedade de ingredientes que podem ser acrescentados à massa básica de queijo, à sua base crocante e à cobertura, sem que seja descaracterizado o sabor delicioso do queijo.





Os Cheescake assados tem mais consistência que os feitos com gelatinas. Para obter a textura cremosa que torna o cheescake assado tão especial é preciso prestar atenção aos detalhes antes de leva-lo ao forno.


Esta é a minha receita preferida


CHEESCAKE NOVA YORK
Ingredientes
Base
1 xícara de bolacha Maria ou maisena triturada no liquidificador
3 colheres (sopa) de manteiga derretida e fria
Recheio
600 g de cream cheese ( 4 potes de 150 g)
1 xícara (chá)de açúcar
6 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sobremesa) de maisena
4 ovos grandes ligeiramente batidos
Modo de Preparo
Misture a farinha de biscoito com a manteiga derretida até formar uma farofa umida, se quiser acrescente suco de limão. Forre uma forma alta de aro removível de 25 cm . Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC por 10 minutos ou até dourar.
Numa tigela misture o cream-cheese , o açúcar , o creme de leite e a maisena com uma espátula ou batedor de arame. acrescente os ovos e bata vigorosamente  at´ficar uma mistura homogénea.

Despeje a mistura sobre a base de bolacha. Agite a forma para nivelar o recheio e alise a parte de cima, se necessário alise com as pontas dos dedos para retirar qualquer vestígio de bolha , isso evitá o crescimento desigual.

Asse o cheescake em forno pré-aquecido a 160ºC por 1h30, apenas até firmar e ficar ligeiramente mole no centro. Deixe esfriar antes de tirar o aro da forma.

Sirva com a calda de sua preferência ou somente sozinho, experimente acrescentar suco de limão na sua calda para acentuar mais o sabor.

 
Powered by Blogger