terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

NOSSA PANELA ENTREVISTA - CHEFE ALEJANDRA FAÚNDEZ

Existem maneiras diferentes de conhecer alguém, é e por isto que este blog fala de gastronomia com uma certa irreverência para que você possa aprender com leveza.

Criei uma coluna que será postada toda quarta-feira para que você possa conhecer alguns profissionais da área, como chefe de cozinha , nutricionista, dono de restaurante, barmam, garçon etc...


A idéia é mostrar o profissional como ele é, o que pensa, seus medos  e seus objetivos, desmitificando alguns mitos e ajudando você a conhecer grandes profissionais da nossa área pelo Brasil afora e quem sabe, escolher o rumo dentro de uma dessas profissões.





Para começar entrevisto uma chefe de cozinha que é uma das Coordenadoras do Curso de Gastronomia da Faculdade UNISUAM no estado do Rio de Janeiro.
 A Chefe ALEJANDRA (com jota) FAÚNDEZ (acento e zê no final), uma Chilena com sotaque, e Carioca no Gingado (eu já a vi sambar).




A chefe vem se destacando na profissão com seu empenho e sua didática impecável. Seus olhos brilham a cada preparação e como toda chefe de cozinha que se preze é chata (chata, chata, chatinha, rsrsrsrs) quando se diz respeito a perfeição.


Conheça um pouco da mulher por trás da Chefe de Cozinha, e o que ela pensa.


1 - HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TRABALHA NO RAMO?
- Há dez anos


2 - COMO DESCOBRIU A SUA PROFISSÃO?
- Sou do Chile e quando cheguei no Brasil tive que recomeçar minha vida profissional. Precisei descobrir meus novos talentos e surgiu a idéia de comercializar tortas doces, bolos e doces típicos chilenos para amigas.


3 - ALGUÉM TE INFLUENCIOU A SER UMA CHEFE DE COZINHA?
- Na época morava em Cuiabá. Elaborei um cardápio onde a pessoa podia visualizar as opções oferecidas. Foi um sucesso! Desde então não parei de fazer experiências na cozinha. Como costumo falar, tenho vários anjinhos na minha vida. Um foi a própria dona da Estácio de Sá (Carla Ferolla). Muito querida!


Eu a conheci por intermédio de uns amigos em comum. Ela me apresentou o laboratório de gastronomia, foi automático, paixão a primeira vista e pensei na hora, "e isso que eu quero fazer", mas a pessoa mais importante nisso tudo foi meu marido Marius, quem sempre me motivou, incentivou e me apoia até hoje. Somos sócios na nossa empresa AF Gastronomia e, atualmente ele e o representante comercial e futuro professor de enologia para nossa empresa. Aliás somos a harmonização perfeita.


4 - EM ALGUM MOMENTO PENSOU EM DESISITIR?
- Nãooooooo, sou muito objetiva e determinada. Tenho o pensamento que tudo que início deve ser terminado.



5- SE NÃO FOSSE CHEFE DE COZINHA O QUE SERIA?

- Atriz de humor...rsrsrsrs


6- QUAIS SÃO OS MAIORES OBSTÁCULOS NA SUA CARREIRA?
- Acredito que existem obstáculos sim, mas tenho pensamento positivo e creio que o que é meu está guardado. Por sinal, hoje posso afirmar que cheguei mais longe do que poderia ter imaginado e penso que cada ser humano tem uma luz própria.


7 - EXISTE DIFERENÇA ENTRE CHEFE DE COZINHA HOMEM E CHEFE DE COZINHA MULHER?
- Há algum tempo atrás podia ter diferença sim, mas nos tempos de hoje acredito que o contraste está entre profissionais incompetentes e profissionais competentes.


Existem grandes chefs mulheres, extremamente competentes.


8 - CITE UM OBSTÁCULO QUE VOCÊ TEVE EM SUA PROFISSÃO?? E COMO CONSEGUIU ULTRAPASSAR?
- A falta de valorização do meu trabalho, mas nada melhor que o tempo e muito empenho para trazer conquistas.


9 – QUAL O SEU SONHO DE CONSUMO?
- Viajar mais e conhecer outras gastronomias...


10 - QUAIS OS SEUS PLANOS PARA FUTURO?
- Continuar dando aulas de gastronomia na faculdade, fazer cada vez mais eventos gastronômicos e consolidar meu projeto de aulas particulares.


11 – CITE PELO MENOS UM PONTO NEGATIVO E UM PONTO POSITIVO NA PROFISSÃO DE UM CHEFE?
- Negativo: Trabalho exaustivo que demanda muita responsabilidade e tempo, deixando pouco tempo livre. Positivo: Satisfação e sensação de missão cumprida quando tudo sai perfeito e o cliente fica feliz.





12 – QUAIS SÃO OS CONSELHOS QUE VOCÊ DARIA AOS FUTUROS CHEFES DE COZINHA?
- Sejam humildes para reconhecerem seus erros!

- Sigam uma linha de trabalho, focando a realização dos seus objetivos e façam o que gostam.

- Estejam sempre atentos as novas tendências e aproveitem todas as oportunidades para colocarem em prática as suas habilidades.

- Tenham consciência que toda experiência é um aprendizado.


AH!!!!!!!  ela respondeu todas as perguntas com sotaque chileno, afinal  HABLAS ESPANHOL???????
 
PS. Todas as fotos, aqui postadas, são de autoria da chefe

4 comentários:

bu provedegustesonhe disse...

Muito boa intrevista.
Com uma professora, chef e ajudadora de primeira.
Profissional exemplar.
Alan Alves.

bu Raphael disse...

Parabéns Professora Alejandra!
Você é além de uma grande chef e uma profissional extremamente competente, é também fora da faculdade uma professora sempre amiga e pronta a ajudar todos os alunos.
Está recebendo os méritos de seu trabalho dedicado e as noites a base de red bull rsrs
Um abraço do aluno
Raphael Ramos

bu Marcia Pedroza disse...

Parabéns pelo trabalho lindona. Ainda bem que está no Brasil, melhor... no Rio.... assim podemos nao só acompanhar suas ´conquistas mas participar delas e nos deliciarrrrrrrr com seus temperos. Parabéns vc tbm Marcio gostei da entrevista, boa iniciativa viu?!
Bjssssss

bu mhellenbahens disse...

Querida ,parabéns e só tenho que agradecer por vc esta fazendo parte da minha vida ,tenho aprendido muito e continue assim sendo esta pessoa hunilde e talentosa ....com carinho da sua aluna Meiry Hellen

Postar um comentário

 
Powered by Blogger