terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ORGÂNICOS - OPÇÃO DE VIDA OU MODISMO??? - FINAL

Como muitas dúvidas ainda pairam sobre o tema, andei pesquisando na Internet e dá uma olha nas principais perguntas e respostas sobre produtos orgânicos e conheça essa forma de alimentação mais saudável e também menos agressiva ao meio ambiente.



Qual a diferença entre alimentos orgânicos e convencionais?


A principal diferença é o modo de produção. Os alimentos orgânicos são produzidos sem agrotóxicos, adubos químicos ou sementes transgênicas. Os animais também são criados sem uso de hormônios, anabolizantes ou antibióticos.


No entanto, todo produto orgânico é mais que um produto sem agrotóxicos. A produção orgânica preconiza o equilíbrio sustentável do ambiente e se baseia em processos que não agridem a natureza.


A nutricionista Elaine Azevedo, em seu estudo "Qualidade Alimentar de Produtos Orgânicos e Biodinâmicos", afirma que o modo de produção convencional de alimentos resulta em produtos de baixa qualidade, o que prejudica diretamente o consumidor. "Os produtos alimentícios são desenvolvidas num esquema que beneficia mais os interesses da indústria de alimentos do que a saúde de quem os consome".


Quais malefícios os agrotóxicos podem causar?


O uso indiscriminado de agrotóxicos afeta tanto a saúde humana quanto o meio ambiente. A ação desses venenos sobre a saúde provoca desde náuseas, tonteiras, dores de cabeça ou alergias até lesões renais e hepáticas, cânceres, alterações genéticas, etc. Essa ação pode ser sentida logo após o contato com o produto (os chamados efeitos agudos) ou após semanas ou anos (são os efeitos crônicos).


Quais os riscos para o consumidor?


Segundo dados da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) do ano 2000, 11% dos casos de intoxicação no Brasil foram causados por agrotóxicos. Os agricultores são os mais expostos à contaminação, mas os consumidores também não estão livres de sua toxidade.


Uma pesquisa de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostrou que algumas frutas e hortaliças contêm alto índice de contaminação por agrotóxicos, 81,2%. Os principais alimentos afetados, conforme o estudo, são alface, batata, maçã, banana, morango e mamão, sobretudo os dois últimos.


A engenheira agrônoma e secretária executiva da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), Aracy Kamiyama, alerta que a única forma de evitar seguramente a contaminação é pelo consumo alimentos que não utilizam veneno em sua produção.


Os alimentos orgânicos têm sabor ou aroma diferente?


Esta é uma questão controversa. Alguns especialistas afirmam que devido à menor concentração de água nos orgânicos (cerca de 20% menos que nos convencionais), certos alimentos, como os vegetais, têm sabor mais adocicado e mais intenso. Mas outros estudiosos dizem que a ausência de agrotóxicos não altera o sabor natural do alimento.


Para Keila, os orgânicos têm sabor diferente sim, em geral mais intenso e melhor que os convencionais.


Eles são mais nutritivos que os convencionais?


Segundo especialistas, os alimentos orgânicos frescos são mais nutrientes porque contêm menor quantidade de água que os convencionais, o que significa que os nutrientes estão mais concentrados. Nos tomates orgânicos, por exemplo, pode ser encontrado 23% mais vitamina A que nos tomates com agrotóxicos.


Alimentos orgânicos e hidropônicos são a mesma coisa?


Não. As hortaliças hidropônicas são produzidas fora do solo, em estufas; por conta disso, elas precisam receber fertilizantes químicos para se desenvolver, ao contrário do que ocorre com os orgânicos.



Como reconhecer um produto orgânico?


Os orgânicos são certificados. Suas embalagens exibem o nome "orgânico" e o rótulo contém um selo que garante sua procedência e qualidade.




Existem cerca de 25 empresas certificadoras no Brasil, das quais a Ecocert/AAO e IBD são as mais conhecidas.


Por que os orgânicos são mais caros?


O principal fator que torna o preço dos alimentos orgânicos cerca de 30% maior que os convencionais é a produção em baixa escala desses alimentos. Como a produção prima pela sustentabilidade ambiental e não são usados pesticidas ou fertilizantes sintéticos, ela se torna também mais cara.


Os alimentos orgânicos são significativamente melhores para compensar seu preço mais elevado?


Quem deve avaliar o custo-benefício dos orgânicos é o próprio consumidor. As vantagens que eles evidentemente apresentam são: não toxidade, garantia de não serem geneticamente modificados e menor agressão ao meio ambiente.


Alimentos orgânicos são mais saudáveis?


Só o fato de serem produzidos sem a utilização de agroquímicos, já os torna melhores para a saúde humana e ambiental.


Pesquisas sobre o assunto, como a realizada pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, mostram que os orgânicos são mais saudáveis que os convencionais também em outros quesitos. Os resultados preliminares do estudo foram divulgados em novembro de 2007.


Esta pesquisa aponta que frutas e vegetais orgânicos possuem, em relação a seus similares não-orgânicos, até 40% mais antioxidantes - substâncias relacionadas à diminuição dos riscos de câncer e de doenças cardiovasculares.

Fontes: http://www.portalorganico.com.br/
              http://www.planetaorganico.com.br/
              http://www.aao.org.br/
              http://www.vivaorganicos.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger