terça-feira, 12 de outubro de 2010

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PRADO - SUL DA BAHIA

Prado (BA) realiza o 5quinto festival gastronômico





Fui convidado a participar deste festival, adoro esta região, vale a pena dar uma conferida, é claro que digo isso para quem está passando pela região, mas se um dia resolver ir ao Sul da Bahia, dê um pulinho em Prado.











A gastronomia pradense faz valer as calorias. Fugindo da convencional e apimentada comida baiana, as receitas de Prado misturam de forma harmônica a culinária brasileira com a internacional, utilizando em suas cozinhas, apenas ingredientes regionais frescos, os estabelecimentos participantes da 5ª edição do Festival Gastronômico criaram uma receita inédita para surpreender os visitantes. “No ano passado, foram consumidos cerca de dois mil pratos”, afirma Carlos Rincon, presidente da Aprhope. “Acredito que a edição de 2010 promete ainda mais delícias”, aposta o empresário.

O evento é promovido pela Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis e Pousadas (Aprhope), em parceria com o Sebrae-BA. Serão 47 estabelecimentos participantes, incluindo restaurantes a la carte, pizzarias, barracas de praia, lanchonetes, bares e até uma sorveteria. Preservar o conhecimento histórico através da influência gastronômica é o conceito principal do festival desde sua primeira edição. Segundo especialistas, foi justamente em Prado que aconteceu o primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 1500. Os descobridores portugueses fizeram uma parada na foz do Rio Cahy antes de chegarem a Porto Seguro, que acabou ficando com a fama histórica de ter sido o local da descoberta do Brasil. Na sua 5ª edição, o festival pretende resgatar o legado dos colonizadores e primeiros habitantes locais com receitas típicas, danças e músicas regionais. “Valorizar os hábitos culturais e mostrar as delícias da gastronomia local são ações que estimulam o turismo e a autoestima da comunidade”, revela Carlos Rincon, presidente da Aprhope (Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais).




Para o gestor de Projetos de Turismo do Sebrae-BA, Enivaldo Piloto, o festival valoriza as etnias africana, indígena e portuguesa, buscando resgatar o legado dos colonizadores e primeiros habitantes. “A ideia é valorizar os hábitos culturais locais e proporcionar o conhecimento das delícias da gastronomia local, estimulando a autoestima da comunidade”, explicou Piloto.
 
Com uma das mais completas infraestruturas turísticas da região da Costa das Baleias, a cidade de Prado atraí turistas de todo o país com seus 84 km de praias recortadas por imponentes falésias, abundantes rios e as famosas visitas das gigantes e dóceis Baleias Jubarte. Entre as belezas naturais e a arquitetura preservada, o município anuncia a 5ª edição do Festival Gastronômico e torna- se referência no cenário local.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger