terça-feira, 12 de outubro de 2010

ROCK DAS CRIANÇAS - TOCA DO RATO - CACHORRO QUENTE

Hoje participei de uma festa em comemoração ao dia das crianças, apesar de achar que dia das crianças, dia das mães e dia dos pais é todo dia, pra mim estas datas só servem para incentivar o consumismo e aumentar as vendas no comércio em geral.








Mas o que vale é a iniciativa de cada um e hoje achei muito importante a iniciativa de um Grupo de Motociclistas chamado: Rock in Rol da Baixada Fluminense "A TOCA DO RATO" . O grupo realizou uma festa para a molecada da região do Parque Fluminense. Uma festa bonita, cheia de brinquedos e doces para serem distribuídos. Notei o brilho nos olhos das crianças que lá estavam esperando o sorteio dos brinquedos.

Claro que a minha irmã estava à frente da festa, ela está sempre engajada nesses movimentos, o que acho louvável, pois temos que contribuir para um mundo melhor, não importa de que forma!









Mas rock combina com criança?  Claro que sim! Olha, vi a molecada dançando ao som de um bom rock que  não estava no gibi! Estavam todas atrás de ganhar prêmios em competições que pareciam disputas para ganhar a megassena.

Criança é o maior barato não é mesmo! Só a minha criança que é cara!







Até que me deu uma certa fominha, nham nham nham!!! Hummmm que fome! Vamos ver o que tem pra comer!!!!
- Pipoca, vaca atolada, doces, muitos doces, mais doces, salgadinhos, cachorro-quente, espera aí, cachorro-quente!?

- Claro cachorro-quente. Você já viu alguma criança não gostar de cachorro-quente????
Pois é, só  minha filha (Luísa) comeu três! nosssssaaaa! Tava muito bom!


Luana minha sobrinha
 Apesar da simplicidade do cachorro-quente, ele tinha  gosto de infância, gosto de saudade, gosto de quero mais é ser feliz!


Olha que eu ainda por cima me surpreendi com um guaraná chamado TOBY, geladinho uma "DILÍCIA", doceeee pra caramba, mas naquele momento foi tudo de bom.



É claro que eu estava bem acompanhado ao lado de uma gatinha, por isso o refri estava uma "DILÍCIA" aí quem me dera, ela é minha sobrinha!




Cachorro-quente ou hot-dog é uma comida típica dos Estados Unidos, em que se coloca uma salsicha (vina) ou dentro de um longo pão sovado.
Nos EUA, o preparo típico do cachorro-quente é com o molho agridoce, picles à base de pepino (em inglês: relish), mostarda e ketchup. Também são bastante utilizados o chucrute (repolho azedo) e o chili, espécie de massa de feijão com carne moída picante.




No Brasil, a forma de se fazer o cachorro-quente depende da região do país, o picle não e tão popular. No estado de São Paulo, por exemplo, se come com purê de batatas e no Rio de Janeiro com ovos de codorna. Em geral acompanha-se o cachorro-quente com maionese, ketchup, mostarda, molhos à base de tomates (quentes ou frios), Pimentão e cebola ou ainda outros ingredientes como batata palha, salpicão, maionese caseira, maionese temperada, tomate, beterraba, pepino, picles, ervilha, milho, purê de batata, bacon, requeijão, farofa, entre outros

Existem três teorias sobre o surgimento desse peculiar sanduiche:

1. A mais conhecida é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha. Em 1852, ele resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro bassê.

2. Um imigrante alemão, Charles Feltman, levou esse tipo de salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou um sanduiche quente com pão, salsicha e molhos.

3. Em 1904, na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, um vendedor de salsichas quentes criou uma maneira de seus fregueses não queimarem as mãos. A quem comprasse suas salsichas, ele oferecia luvas de algodão limpíssimas. Só que os clientes esqueciam de devolvê-las e ele acabava tendo prejuízo. Seu cunhado, que era padeiro, sugeriu que o salsicheiro pusesse as luvas de lado e começasse a usar pães.








No Brasil, por volta de 1926, o empresário Francisco Serrador, que idealizou a famosa Cinelândia, no centro da cidade do Rio de Janeiro, lança o cachorro-quente em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928, a marchinha de carnaval "Cachorro-Quente":

"Comer / Cachorro quente lá no bar / Por certo a moda vai pegar / Por não ser vulgar...
Comer / Vai toda gente ao "quarteirão" / Pois há linguiça em profusão / Pra comer com pão...
Que bom que é lamber... / Trincar...comer... / Um cachorrinho tentador / No quarteirão do Serrador
Comer é bem melhor do que beber / Pois dá sustância e faz crescer / Todo e qualquer ser...
Comer / É verbo bom de conjugar / Quando queremos conquistar / Um "pirão" no bar..."

E a partir de 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil passou a sofrer grande influência da cultura americana, o cachorro-quente conquistou definitivamente seu espaço aqui.


Agora mudando de assunto, participando desta festa tive uma  grata surpresa ao reencontrar a minha TIA ZETA (irmã de minha mãe), que veio de Pernambuco para participar do casamento de meu primo.

Uma senhora com seus quase 80 anos (isto ela não diz  e na verdade ninguém sabe), agora me digam, não é pra voltar a ser criança?????


 








0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger