terça-feira, 2 de agosto de 2011

VOCÊ CONHECE? - AZEDINHA

Vários tipos de azedinha foram consumidos como verdura desde antiguidade. Porém, todos compartilham uma caracteristica: como indica o nome, são azedos.A azedinha é uma verdura não muito conhecida nas cidades, mas é bem consumida no interior. 


É uma planta de caule vermelho e folhas verdes arredondadas, não muito grandes, com uma consistência que lembra o agrião, também chamada de francesa, é hoje o tipo mais cultivado. 
há muito empregada para contrabalençar alimentos muito gordurosos e era o principal ingrediente de um dos pratos mais famosos da nouvelle cuisine: Escalope de Salmão à L'oiseille, que seria um filé de salmão levemente cozido ao molho de creme de azedinha, criado pelos irmãos Troigros.

Frequentemente plantada em vasos, a azedinha tem uma longa temporada de cultivo e encontra-se disponível do inicio da primavera ao inicio do inverno. na cozinha inglesa, um molho verde de azedinha acompanha ganso assado. um punhado de folhas é capaz de fazer uma verdadeira transformação em uma sopa de batata e cebola. na cozinha francesa, purê de azedinha acompanha tradicionalmente um pernil de vitelo cozido na panela. as folhas da planta cultivadas se desfazem com cozimento prolongados. Não devem ser retiradas com facas de aço ao carbono ou cozidas em panelas de ferro, o que as torna negras e amargas. 

A principal importância nutritiva da azedinha está na quantidade de celulose que contém. Por isso, ela é recomendada às pessoas que têm problemas intestinais. Além disso, contém vitamina C e alguns sais minerais, como ferro, sódio e cloro.A azedinha deve ter as folhas viçosas, sem manchas ou marcas de insetos. Como se conserva fresca por pouco tempo, deve ser consumida logo após a colheita. depois de limpa e colocada em saco plástico, pode ficar na gaveta da geladeira durante 2 ou 3 dias no máximo.


Confira a receita do Chef Fred Frank.


SALMÃO AO MOLHO DE AZEDINHA
Chefe Fred Frank - São Paulo 
Ingredientes
para o caldo de peixe
2 litros de água
1kg de ossos de peixe
100g de cenouras em fatias
100g de salsão picado
150g de cebola picada
100g de alho-poró em rodelas
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem

para o molho de azedinha
250ml de caldo de peixe
250ml de creme de leite
100g de azedinha
25g de manteiga (sem sal)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino branca (moída na hora) a gosto

para o salmão
4 fatias de salmão fresco
Sal a gosto
Pimenta-do-reino branca (moída na hora) a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo
para o caldo de peixe:
1º - Refogue os legumes no azeite. Em seguida, junte os ossos de peixe e a água. Deixe cozinhar por 20 minutos. Coe com uma peneira. Reserve.

para o molho de azedinha:
2º - Ferva o creme de leite e o caldo de peixe por cinco minutos. Refogue a azedinha na manteiga até desmanchar as folhas e junte à mistura. Tempere com sal e pimenta.

para o salmão:
3º - Tempere o peixe com sal, pimenta e azeite. Depois, grelhe e sirva com o molho de azedinha
.

Rendimento: 4 porções



3 comentários:

bu Unknown disse...

otimooooooooooooooooooooooo

bu Lima Maria disse...

Nossa! Como a Azedinha tem propriedades medicinais! Ela é a planta que popularmente chamamos de trevo?!

bu Lima Maria disse...

Nossa! Como a Azedinha tem propriedades medicinais! Ela é a planta que popularmente chamamos de trevo?!

Postar um comentário

 
Powered by Blogger