segunda-feira, 18 de julho de 2011

BEM COMER - A HISTORIA DA COMIDA E A COMIDA FAZENDO HISTORIA - PARTE II - CECI SANTIAGO



Dando continuidade ao tema iniciado na semana passada vamos continua a navegar pelas curiosidades culturais ligadas a Gastronomia.

Hoje trataremos um pouco de aspectos ligados a cada uma das diferentes regiões do Brasil.

A cultura Brasileira sob o ponto de vista gastronômico teve uma forte interferência das culturas européias. Em primeiro lugar dos portugueses e espanhóis, seguindo-se dos italianos, alemães entre outros povos que para ca vieram.
Tanto os portugueses quanto os alemães incentivaram de Norte ao sul do pais,  o hábito do consumo de carnes salgadas. Essa influencia teve como suporte tanto a conservação das carnes qunto o acompanhamento de bebidas fortes com as cervejas artesanais.

Em suas viagens à procura de pedras preciosas, os bandeirantes tinham de carregar alimentos enquanto viajavam. Optaram pelo milho, e grãos de feijão, o que mais tarde seria conhecido como o “virado paulista”,

Com os italianos instalados na sua maioria nas regiões sudeste e sul, alem da introdução do sorvete como novidade na sobremesa, houve um grande incentivo com ampla aceitação do consumo das massas.
Nesse caso houve uma adaptação inversa, ou seja, os italianos tiveram que se adequar aos nossos costumes, já que o macarrão considerado refeição completa na Itália, concorria, aqui, com a farofa, arroz e o feijão e acompanhava carnes ou peixes.

Para não gerar tantos conflitos gastronômicos, no princípio do século XX o macarrão estava no almoço de domingo de muitos fazendeiros do sertão nordestino. Atualmente é visto por toda parte: marmitas, refeições de executivos, restaurantes, comida caseira etc.

Espanhóis, árabes e japoneses também deixaram suas marcas nas regiões sudeste e sul através das paelhas, quibes, esfihas, grão de bico, gergelim, sushi e sashimi que são algumas das iguarias incorporadas ao nosso paladar.

Já na região nordeste, especificamente na Bahia, quem dominou o forno e o
fogão foram as influencias trazidas pelas escravas africanas com seus pratos sagrados, o que caracterizou a culinária pelo encontro entre o real e o imaginário religioso.

Muitas das comidas africanas são hoje preparadas para serem oferecidas aos deuses do candomblé.Utilizado como tempero básico para todos esses pratos de origem africana, o dendê está ligado a um orixá que adivinha o futuro, chamado Ifá, cujo fetiche é o fruto do dendezeiro.

Outra influencia forte no Nordeste foi a cultura indígena. A carne de sol, por exemplo, que é um alimento indispensável no Nordeste,  teve a sua origem no hábito indígena de assar a caça para conservá-la por algumas semanas. Acompanhava essa carne os mais variados pratos baseados em farinhas, leguminosas e raízes. Daí o hábito hoje dia do prato tão típico: carne de sol com aipim, farofa e feijão de corda.

Já a região centro oeste, pela dificuldade de acesso e forte presença indígena, so teve influencia de povos europeus quando foi construída a Belem Brasilia já no século XX. Antes a gastronomia da região era baseada principalmente nos peixes, frutas e carnes do Centro-Oeste. Alguns exemplos de pratos oriundos de lá são peixes assados na telha, peixe com banana, carne com banana, costelinha, bolinhos de arroz, pamonha entre outros.

A região Sul foi a que recebeu maior influência de imigrantes. Isso porque o clima temperado da região era mais parecido com o clima europeu, facilitando a adaptação dos italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que se estabeleceram preferencialmente em atividades agrícolas.

Até os dias atuais, permanece a típica figura do peão gaúcho. Enquanto toma conta do gado pelas estradas, se aquece ao lado da brasa, onde pendura uma manta de carne para assar e ferver água para preparar a infusão do mate nativo. Assim, nasceu o churrasco, que se transformou em comida nacional, e o chimarrão que é a bebida famosa do local.

Como podemos ver a Gastronomia esta diretamente ligada a cultura dos povos.
O crescimento desse segmento sempre esteve e estará para sempre vinculado a cultura da clientela atendida.

Quanto mais conhecermos a cultura, maior será o sucesso do nosso negócio.

Bom Apetite cultural!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger