terça-feira, 28 de junho de 2011

ESTRELA DO DIA - CANELA

Nesta semana recebi um presente maravilhoso e veio de uma grande amiga, blogueira, pesquisadora, chefe e alquimista da cozinha Marilda Farjado , era um  perfume de Canelae se chama "Des Ami", sim um concentrado de Canela para ser usado em diversas receitas. Ficou curioso?





Des Ami - Perfume Comestivel de Canela




Agora estou desenvolvendo uma sobremesa para usar este perfume e vou postar a receita na sexta feira em Receitas da Nossa Panela.


A canela está constantemente na mesa de todos os brasileiros e é dificil ver quem não gosta desta especiaria, é um casamento perfeito com a banana e hoje em dia o povo brasileiro já aceita até em algumas receitas salgadas.  

Mas de onde vem a canela? lembro-me uma vez que chegou uma carta em minhas mãos perguntando como se enrolavao pau de canela? você sabe? rsrsrssr, brincadeira ou não existe muitas pessoas que acham que o leite já nasce na caixinha. Então vamos desvender junto comigo esta maravilhosa especiaria?

A canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate e licores. Na medicina, empregada como os óleos destilados, é conhecida por 'curar' resfriados. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído.



A canela é conhecida desde da antiguidade e foi tão valorizada que era considerada um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários.



É mencionada em Êxodo 30:23, quando Deus ordenou a Moisés o uso da canela doce/salgada (em hebraico: קִנָּמוֹן qinnāmôn) e cássia, e em Provébios 7:17-18, quando o leito nupcial é perfumado com mirra, aloe vera e canela. Também se encontra mencionada por Heródoto e outros escritores clássicos.


No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro. O comércio português no Oriente foi perdido progressivamente para a Companhia das Índias Orientais, holandesa, que se assenhoreou dos entrepostos portugueses na região a partir de 1638. As margens da ilha estão repletas dessa planta, relatou um capitão holandês, e é a melhor de todo o oriente: quando uma pessoa está no litoral, pode-se sentir o aroma a oito léguas de distância.


A caneleira (Cinnamomum zeylanicum, sinônimo C. verum) é uma pequena árvore com aproximadamente 10–15 m de altura, pertencendo à família Lauraceae. É nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia. As folhas possuem um formato oval-longo com 7–18 cm de comprimento. As flores, que florescem em pequenos maços, são esverdeadas e possuem um odor distinto. A fruta, arroxeada, com aproximadamente 1 centímetro, produz uma única semente.


Considerada símbolo da sabedoria, a canela foi usada na Antigüidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na Índia e na China. Entre as muitas histórias da canela, conta-se que o imperador Nero depois de matar com um pontapé sua esposa Popea, tomado de remorsos ordenou a construção de uma enorme pira para cremá-la. Nessa pira foi queimada uma quantidade de canela suficiente para o consumo, durante 1 ano, de toda a cidade de Roma! Mesmo sem a importância que teve no passado e não sendo mais motivo de lutas entre os povos, a canela continua indispensável, como tempero na culinária moderna.

Simbolicamente, a canela é uma especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas vezes como ingrediente para perfumes mágicos e poções para conquistar a pessoa amada. Há quem acredite que ela atrai o sucesso nos negócios, trazendo sorte e determinação para a resolução de problemas.

1 comentários:

bu Marilda Fajardo disse...

Chefe Márcio, tenho certeza que na sua mão este perfume de cannelle será um sucesso. Bjs
http://marildafajardo.com.br

Postar um comentário

 
Powered by Blogger