quinta-feira, 26 de maio de 2011

NOSSA PANELA INDICA - A PANELA DE FERRO


Panela de ferro é um utensilio doméstico, um tipo de panela, que consiste num vasilhame em formato redondo, quadrado, retangular e as vezes oblongo. Utilizado desde a invenção da metalurgia, para o preparo de alimentos, por ser resistente ao fogo direto, e também para as preparações onde é necessário aquecer ou ferver quaisquer tipos de substâncias. Apesar da existência de muitos outros materiais para a confecção de panelas, como a prata,estanho, cobre, aço inoxidável, alumínio, cerâmica, o vidro e os modernos policarbonatos, o ferro ainda tem amplo uso em todo o mundo, pelo seu baixo custo e resistência, além de possíveis contribuições positivas a saúde humana, pela adição de ferro nos alimentos.

Na arte da armaria, a panela de ferro, ou também chamada como panelão, consistia em um item de armadura utilizado como proteção da cabeça; de tamanho possivelmente grande, sua utilidade era variada: era usado em particular por guerreiros em tentativas de invasão de fortes inimigos, com uso principal pelos homens que atacavam os muros.

Realizava a defesa do crânio contra objetos arremessados e líquidos inflamáveis (bastante usados na defesa das fortificações); era utilizado sobre o capacete.

A panela de ferro Libera ferro e por isso ajuda a prevenir a anemia, geralmente são indicadas para pessoas que necessitem de uma quantidade maior de ferro no organismo como gestantes e crianças. Mas não é aconselhável guardar alimentos nela, pois a liberação excessiva dos minerais pode comprometer o sabor dos alimentos.

Cozinhar cenoura ou chuchu em uma panela de ferro pode não ser uma boa idéia, pois podem ficar muito escuros após o cozimento.

A doutora em nutrição pela Unicamp,  Késia Quintaes,  estudou em 2004  as implicações nutricionais do uso de três tipos de panela: de ferro, de aço inoxidável e de pedra-sabão.

“A escolha dos materiais foi pelo simples motivo de terem Ferro em sua composição”, conta Késia.
“Queria provar que transferem a substância, podem ser utilizadas no combate à anemia.”

E liberam no cozimento não apenas o Ferro, mas também Manganês. Algumas passam ainda Cálcio e Níquel.

Os resultados positivos com ferro foram registrados em exames de sangue feitos em vegetarianas.
Durante 12 semanas, elas tiveram de usar a panela de ferro no dia-a-dia.
A concentração de hemoglobina (proteína sanguínea que serve de referência para medir a anemia) depois da experiência era 87% maior em relação ao início.
 
Porém, deve-se ter cuidado com sua utilização.
“Acima de 40 mg por dia o Ferro pode irritar o sistema gastrointestinal e provocar diarréia ou vômitos”, diz Késia.

Portanto, use com moderação. Não todos os dias, especialmente para crianças.

Escolha um alimento (feijão, por ex.), e tempere-o na panela de ferro para consumo em 2 dias da semana. Ou faça legumes na Wok de Ferro, vez ou outra.

Para conservar sua panela de ferro sempre com cara de nova, depois de lava-la leve ao fogo para secar, assim você retira toda úmidade não deixando que ela enferruje.

Para obter sua panela de ferro click  AQUI   e veja qual se adequa a sua casa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger