segunda-feira, 2 de maio de 2011

BEM COMER - UM SONHO QUE VIRA REALIDADE POR CECI SANTIAGO


SUGESTÕES PARA ALIMENTAÇÃO DAS NOIVAS
Enfim foi marcada a data do casamento!


Quando pensamos nesse tema, logo imaginamos que sacrifícios serão necessários para estarmos lindas e esbeltas no vestido de noiva.


Este é um grande risco, pois associamos tudo isso a dietas mirabolantes, que restringem refeições e nutrientes essenciais ao corpo e à saúde, tornando a adesão a elas uma escolha perigosa para aquelas que querem estar em forma no grande dia. 


Por outro lado, a expectativa, ansiedade e o estresse que envolve o evento, estimulam o consumo excessivo de alimentos, dando uma falsa sensação de alívio e prazer, principalmente pela ingestão de carboidratos e o consumo de uma maior quantidade de triptofano, que se transformará em serotonina, amplamente conhecida como "substância química calmante" o que pode levar ao aumento do peso.


Por isso, a palavra para a alimentação da noiva é equilíbrio. Alguns alimentos são essenciais para esta fase, pois fornecem nutrientes importantes para o pique, para amenizar os efeitos do estresse e ainda ajudam a controlar o peso. 


Quando o objetivo é emagrecimento, para evitar danos à saúde será necessário o estabelecimento de metas para que o peso ideal seja alcançado em um determinado período de tempo.


 Para ficar bem no seu grande dia, aí vão algumas dicas para a sua alimentação

  • Aumente o consumo de alimentos diuréticos, eles irão auxiliar a não reter líquidos. Alguns exemplos que podem ser consumidos in natura ou em forma de sucos são: erva doce, hortelã, abacaxi, melancia, maracujá, limão, morango, agrião, aspargo, salsão, coentro, salsa, berinjela, abóbora, beterraba, entre outros.

  •  Evite alimentos ricos em sódio que, ajudam na retenção de líquidos no organismo e aumentam a pressão arterial. São os embutidos em geral, temperos prontos, salgadinhos, entre outros.  Para fugir das gripes e resfriados, consuma frutas cítricas diariamente. A vitamina C presente nelas atua no sistema imunológico;
  • Beba bastante água, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos, auxilia na lubrificação do intestino. O essencial são pelo menos 2 litros por dia; 
  •  De preferência ao consumo de frutas e verduras, que são ricas em vitaminas, minerais e, principalmente, fibras. Elas irão regularizar o funcionamento gastrointestinal, principalmente quando associadas ao item anterior. As fibras são encontradas em alimentos integrais como farelo de trigo, aveia, cereais integrais, etc; 
  • Evite alimentos com grande formação de gases, que fatalmente levarão ao desconforto abdominal, dores e inchaços. São eles: os refrigerantes, feijões, pães, vegetais como brócolis, repolho. Para quem tem intolerância à lactose, o consumo de leite e derivados favorece a grande formação de gases.

  • Evite alimentos com alto teor calórico como os gordurosos, já que o excesso não utilizado como fonte de energia será armazenado como reserva em certas regiões do corpo, aumentando a gordura localizada. O excesso de açúcar e carboidratos também se transforma em energia de reserva que aumenta ainda mais a gordura localizada. O seu consumo deve ser moderado. 

  • É essencial fazer intervalos regulares entre as refeições para proporcionar saciedade e evitar os belisquetes em horários inadequados. Intervalos prolongados, superiores a 4 horas, podem levar ao aumento do cortisol, hormônio que eleva a retenção hídrica. Já intervalos muito curtos, menores que 3 horas, impedem o corpo de queimar as gordurinhas;

  • Para captação do triptofano, tão importante na formação da serotonina, como falamos anteriormente, de preferência as carnes magras, leite, queijo, iogurte;

  • Um pouco de carboidrato também não pode faltar na dieta da noiva para dar energia e combater a ansiedade. Aposte nos integrais e em frutas.

Sushi contém acidos fólicos
  •  Alimentos ricos em ácido fólico também combatem a ansiedade e vão ser fundamentais para dar tranqüilidade a noiva. São eles: tomate, cogumelo, ervilha, espinafre, couve, brócolis entre outros,

  • Nem pensar em se exceder no cafezinho, mate, chá preto ou guaraná em pó. Situações estressantes e excitantes estarão sobrando nesses dias que antecedem o casamento.

Com essas valiosas informações de como ter um cardápio saudável, nada de dietas radicais e mirabolantes. Procure um profissional qualificado, estabeleça metas alcançáveis e acompanhe seus resultados.

Alimente-se bem, de forma saudável e seja feliz para sempre!
 
                           Ceci Santiago

Ceci Santiago assina a Coluna - Bem Comer, toda segunda feira ela nos dará dicas e informações preciosas de como se alimentar melhor

Profissional com formação técnica em Nutrição e algumas especializações.

Docente do curso de Gastronomia da UNIRIO e de Pós Graduação da Gama Filho em Segurança Nutricional.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger