quarta-feira, 23 de março de 2011

NOSSA PANELA ENTREVISTA–MILENA PARINE–NUTRICIONISTA

1Descobrir a verdadeira vocação, quem já não passou por certas dúvidas ao escolher uma profissão.Na gastronomia uma profissão importante é “o de Nutricionista”, ou será “a Nutricionista”?. Quase não vemos nutricionistas homens nest profissão por quê?, talvez seja porque seja uma profissão muito detalista e nada melhor do que uma mulher para cuidar deste assunto. Será??????.
3Nos restaurantes e principalmente nas cozinhas intitucionais, se faz necessário o profissional da área de nutrição.Agora sinceramente eu não sei por quê? os chefes de cozinha brigam tanto com este profissional, tá certo que são chatos, enjoados,não sabem cozinhar, nem sabem amarrar os sapatos!!!!! ainda bem que eu não sou assim não, Eu Adorroooooo Nutricionista, juro pela minha sogra mortinha, rsrsrsrs..
Casa do artesanato_31-12-10 (6)Brincadeiras a parte, conversei com a Nutricionista Milena Parine de São Paulo e não é que ela me recebeu com algumas guloseimas gostosas, tipo pão de queijo, pastinha de queijo , cafézinho e pasmem tudo feito por ela, será?. Acho que eu estava com fome, éhhh foi isso.
Milena que é formada pela  Universidade São Judas Tadeu e tem curso de extensão em Personal Diet.Trabalha hoje em dia na área comercial Food Service (alimentação fora do lar), na Crialimentos, como representante comercial, desenvolvimento de produtos, treinamento de novos representantes, desenvolvimento de área e clientes.
“A Crialimentos é uma indústria de alimentos e tecnologia, há mais de 14 anos focada em alimentos pra merenda escolar, desenvolveu uma gama de produtos práticos, saudáveis e saborosos para o consumo. Na maioria basta adicionar água... Com linha de molhos, purês, bolos, sobremesas, risotos, etc a cria está ganhando o mercado Food com inovação e produtos de qualidade.”
- Ganhei um kit da milena e estou testando , depois criarei um post somente sobre este assunto.
ADM_3951No tempo “livre”  que é quase nunca( ela marcou comigo duas vezes e quase me deu bolo)faz trabalho de personal diet, onde atendo pacientes em sua residência. Preparar cardápio, levar às compras, ensinar a arrumar armários, dispensa, geladeira e freezer, essas são algumas das aptidões da Milena. Acho que vou casar com ela……
Enquanto você lê as respostas da Milena vou ficar aqui comendo o Pão de mel que ela fez  e está muito bom , nossa, nham! nham! nham ! gostosooooo…
71 - O que é Nutrição? Por definição é a ciência que estuda a composição dos alimentos, as necessidades nutricionais de cada indivíduo e os processos como o organismo absorve e processa esses nutrientes para manter a vida.
Para mim é vida, e temos que fazer de forma prazeirosa, com pratos bonitos, coloridos, criativos, saborosos, mesmo que seja de uma dieta rigorosa, mas apetitoso.

2 - Quais os fundamentos da Nutrição?Quantidade: Deve ser o suficiente para que seu corpo realize as suas funções corretamente, variando de indivíduo para indivíduo
Qualidade: Deve ser variada, contendo todos os nutrientes, já que não existe um único alimento que apresenta todos os nutrientes que seu corpo necessita.
Proporção: Deve haver uma relação de proporção entre os alimentos ingeridos, sendo 60% fontes de Carboidratos / 15-30% fontes de Lipídeos / 15-20% fontes de Proteínas.
Adequação: Deve ser adaptada ao organismo, de acordo com as condições fisiológicas do indivíduo, como sexo, idade, peso, estatura, nível de atividade física e estado patológico.
3 - Qual a importância da nutrição para a saúde?
A nossa alimentação é a base da nossa vida... “você é o que você come”... 

84 - Em que momento o trabalho de nutricionista ajuda no trabalho de um chefe de cozinha e vice -versa?São duas profissões diferentes mas que estão interligadas. O chefe de cozinha é a parte prática, ele executa os pratos, decora, cria, elabora, faz a dieta da nutricionista ficar saborosa, bonita, criativa... O nutricionista administra a cozinha, os clientes, funcionários, é um papel mais burocrático.Eu vejo dessa forma e em todos os lugares que trabalhei em cozinha os chefes eram parceiros, discutíamos os pratos, o modo de preparo, forma de servir, etc.Acho que se os dois profissionais se conscientizassem essa parceria seria maravilhosa!
5 - Quais os campos de trabalho?As áreas de atuação são vastas e se abrem novas a cada dia, incluem: Sistemas de Saúde (Saúde Pública e Nutrição Clínica); Alimentação Coletiva; Controle de Qualidade e Segurança Alimentar; Indústria Agro-Alimentar; Ensino; Vendas; Marketing e os locais de trabalho são Hospitais, Centros de Saúde, Clínicas, Empresas de Alimentação Coletiva , Empresas de Alimentação Pública, Autarquias, Indústria , Escolas, Instituições de Investigação, Centros de Formação, SPA’s e Health Clubs,
56 - O que é nutrição funcional?A nutrição funcional é a busca da alimentação equilibrada de acordo com as característica de cada indivíduo.A nutrição funcional tem como foco o planejamento alimentar individualizado e preventivo, através de informações coletadas na consulta, associadas a exames laboratoriais, monta-se o programa onde não tenham os alimentos que possam causar desequilíbrio alimentar. Além de repor vitaminas e minerais, eliminar toxinas e uso de alimentos funcionais, como soja, chá verde, uva, tomate, peixes, iogurtes, etc
7 - Quais as dificuldades da profissão?Infelizmente o profissional não é valorizado.
O nutricionista clínico é um preventivo para doenças e ninguém o vê assim. Preferimos, ir ao médico tomar remédio do que nos preocupar em ter uma alimentação saudável, equilibrada pelo menos durante a semana, mas não... só procuramos ajuda quando sentimos dor, e isso é ruim. O trabalho do nutricionista é orientativo, e depende totalmente do paciente.

108 - O que é desnutrição?A desnutrição é uma doença causada por dieta inadequada com níveis baixos de calorias e proteínas ou pela má absorção de nutrientes ou anorexia. Os fatores sociais, psicológicos e patológicos são os maiores influenciadores da desnutrição.
9 - O que é nutrição por sonda? E nutrição parenteral?A nutrição enteral ou por sonda é aplicada quando o paciente não pode ingerir alimento pela boca ou para suplementação evitando perda de peso. Esta dieta é líquida, com os alimentos batidos em liquidificador ou industrializada pronta para consumo, esse líquido é aplicado por um tubo fino (sonda) que vai até o estômago ou intestino.
A nutrição parenteral é quando o paciente não consegue se alimentar através do aparelho digestivo, a aplicação é endovenosa ou pode ser complementar a dieta enteral ou oral. Diferente da enteral, não existem alimentos somente os nutrientes como glicose, proteínas, água, eletrólitos, sais minerais e vitaminas.

1110 - O que é nutrição esportiva?A nutrição esportiva é a área da nutrição voltada para promover a saúde, melhorar desempenho e otimizar a recuperação após o exercício, combinando os conhecimentos de fisiologia, bioquímica no esporte e atividade física. Assim pode auxiliar um programa de exercícios para atletas e não atletas com melhoria da saúde, emagrecimento, aumento da força.
11- O que são técnicas dietéticas?A técnica dietética é a disciplina que estuda o processamento que os alimentos selecionados serão submetidos, as transformações que o alimento sofre durante os processos culinários de preparação para o consumo. As transformações podem ser químicas, físicas, sensoriais e microbiológicas.A preparação técnica do alimento busca manter os aspectos nutricionais, de higiene, digestivos, sensoriais e econômicos.
412 - Como usar a pirâmide alimentar?A pirâmide alimentar é a ferramenta que temos para mostrar ao paciente como deve ser a proporção de nossa alimentação.
A base da pirâmide são os carboidratos consumidos com maior proporção, mas sempre preferindo carboidratos integrais e nunca misturando mais de um na mesma refeição.
Logo após vem as frutas, legumes e verduras com proporção menos que dos carboidratos mas de grande importância.
Acima são as proteínas vegetais (leguminosas) e animais.
No topo da pirâmide estão as gorduras e açúcares, que devem ser consumidos esporadicamente.
A cada refeição deve conter todos os grupos da pirâmide.


13- O trabalho de nutricionista está inteiramente ligado ao trabalho de engenharia alimentar?Somente quando trabalham juntos em indústria de alimentos.
O nutricionista é um profissional da saúde, que tem por definição atuar em serviços de alimentação, avaliação de estudos dietéticos, assistência e educação nutricional, assistência dietoterápica, etc.
O engenheiro de alimentos tem conhecimentos específicos que englobam elementos relacionados a industrialização de alimentos.

14- O que é dietoterapia?A dietoterapia é a utilização dos alimentos como recurso terapêutico, para tratamento e prevenção de doenças, fazendo com que o organismo adquira os nutrientes necessários para manutenção da saúde. As dietas terapêuticas mais utilizadas são para redução ou aumento de sal, gordura, proteínas, calorias, etc.

15- O que é nutrição parietal total?Obs... não existe é a parenteral...
2
16 - O que é nutrologia?Os médicos nutrologos são muito confundidos com os nutricionsitas, eles diagnosticam, prevêem e tratam as doenças do comportamento alimentar, mas são as nutricionistas que fazem a prescrição dietética do paciente.

17 - O que é doença celíaca?È uma patologia auto imune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças. É uma “alergia” ao glúten.

18- O que é marasmo e quais as causas?O marasmo é a desnutrição por falta de calorias e proteínas em pacientes muito magros e desidratados.  A doença é causada pela fome e escassez de alimento, voluntária ou involuntária, por não ter alimento disponível ou pela busca da forma perfeita e magreza. Essa falta severa de nutriente causa atrofia dos músculos, magreza, pele ressecada e descamante e falta de disposição para qualquer atividade.
imagesCAEMHUEC

19 - Qual o papel do nutricionista na sociedade?Ensinar as pessoas a comerem bem. Isso não significa comer muito, mas saber combinar os alimentos com horários e quantidades. Estamos na geração fast food, não temos tempo pra sentar e degustar uma refeição bem feita. Nossos horários são loucos, quem tem 30 minutos pra sentar e saborear um prato de comida? Eu não tenho... rs E fazemos isso dia após dia sem nos preocupar com o que pode vir pela frente, aí reclamamos de gastrite, que não emagrecemos, dor aqui, dor ali, e todas outras ites... O nosso papel é esse, e adaptar a realidade de cada um, e tornar a hora da refeição prazeirosa.

20- Uma dica para quem queira começar uma dieta?Não ter pressa para emagrecer, se levou 6 meses para ganhar aqueles 10kg pq vai querer perder em 1 mês?  Isso não é nada saudável. Defina metas e siga um plano alimentar, onde tenha substituições saborosas. Adapte seus horários e quantidades.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger