segunda-feira, 21 de março de 2011

BEM COMER - SAÚDE, BELEZA E ALIMENTAÇÃO POR CECI SANTIAGO

Nutricionista Ceci Santiago
O BEM COMER de hoje está mais do que especial, hoje temos a ajuda da Nutricionista Ceci Santiago que é  profissional com formação técnica em Nutrição e algumas especializações, docente do curso de Gastronomia da UNIRIO e de Pós Graduação da Gama Filho em Segurança Nutricional.
Saúde, beleza e se alimentar bem, este é o nosso objetivo de vida, afinal quem não quer? então preste atenção nas dicas que a Ceci nos oferece.
contato: cecisantiago@hotmail.com


SAÚDE, BELEZA E ALIMENTAÇÃO
O equilíbrio entre Saúde e Beleza, busca uma perfeita adequação do funcionamento normal do nosso organismo. Para isso a Alimentação do dia a dia, deve seguir alguns parâmetros básicos:
Fornecer energia em quantidade suficiente para permitir que o corpo
se mantenha aquecido, física e intelectualmente ativo e com capacidade para
realizar as funções necessárias à vida;

Fornecer todos os elementos essenciais ao crescimento, manutenção, renovação e reparação das várias células, tecidos, órgãos e sistemas;


Promover uma atividade digestiva normal;
Saciar a fome e a sede, ser agradável ao olfato e ao paladar, além de proporcionar bem-estar;
Não deve ser excessiva, nem conter elementos prejudiciais à saúde.

Todo esse conjunto pede uma alimentação saudável, que deve ter equilíbrio, variedade, boa qualidade e em quantidade adequada.


EQUILÍBRIO
Uma alimentação equilibrada contém os vários constituintes dos alimentos (proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas, sais minerais e fibras) numa correta proporção entre si.

VARIEDADE
Alimentação variada significa comer um pouco de tudo. Assim garantimos que não haja deficiência de nutrientes essenciais e, por outro lado, evitamos os excessos.

A variedade torna a alimentação mais agradável, menos monótona.


Nenhum alimento é proibido, embora alguns só devam ser consumidos ocasionalmente.


QUANTIDADE
A quantidade ideal de alimentos varia de acordo com biótipo, sexo, idade, peso, altura, atividade física, etc.
Podemos adaptar a quantidade de alimentos às nossas necessidades, respeitando sempre os limites aconselhados a cada grupo de alimentos, de forma a manter a harmonia alimentar.


A estabilidade do peso corporal é sinal de equilíbrio entre a quantidade de alimentos que comemos e as necessidades energéticas do nosso organismo.





QUALIDADE
Um alimento de boa qualidade é um produto natural, em bom estado de conservação ou maturação, não contaminado por microorganismos que possam ser prejudiciais para o homem além de estar livre de substâncias químicas e hormonais, agradável no aspecto, olfato e paladar.



  Busquemos sempre essa harmonia afinal
   

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger