quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A ESTRELA DA SERRA DA ESTRELA - PORTUGAL

Realmente esta semana me envolvi no mundo dos queijos, depois da linda entrevista da Pesquisadora e minha Chefe Fromagère  Mônica Pessoa, resolvi falar de um queijo que é simplesmente maravilhoso. Você vai entender logo abaixo por quê resolvi falar deste queijo



Hoje a sociabilidade se tornou uma ferramenta necessária para este mundo da globalização e é fascinante o poder que ela nós dá e onde podemos chegar pelo mundo inteiro.










Isabel

Saiba você, que estava passeando pelo facebook e fui chamado pela sala de bate-papo pela Isabel (agora minha bestfriend e seguidora é claro) e nem sabia onde morava e o que fazia, descobri que é Portuguesa e mora em Lisboa, papo vem papo vai descobri também que o marido dela tem intenção de abrir uma loja em breve no Brasil de produtos portugueses, dentre eles vinhos e queijos, simmmm !!! queijos , de cara falei da degustação que participei e da Mônica Pessoa é claro.

A culinária portuguesa é fortemente marcada pela presença do mar nas proximidades do país. Peixes, principalmente o bacalhau, mariscos e frutos-do-mar em geral são especialidade do país. As ilhas dos Açores oferecem espécies únicas de mariscos e peixes, que não são encontradas em nenhuma outra região de Portugal. Os peixes são servidos de diversas maneiras: grelhados, cozidos e até em sopas. Um dos destaques da culinária é o polvo guisado.



Isabel é de Lisboa capital de Portugal, é talvez a mais fascinante cidade da Europa. Temperatura agradável ao longo de quase todo o ano, excelentes opções para compras, vida noturna bem agitada e ambiente acolhedor são só algumas das inúmeras vantagens da cidade.É um dos centros culturais mais belos e importantes de todo o mundo: o que não falta em Lisboa são museus deslumbrantes e imponentes monumentos históricos. Isabel comentou da região da serra da estrela e que está nevando bastante por lá, também pudera Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal, com ponto máximo de elevação a 1993 metros de altitude. Acredita-se ser a elevação que os romanos denominavam Montes Hermínios (Hermes é o Deus grego dos pastores, conhecido pelos romanos como Mercúrio). A cidade atrai milhares de turistas, todos os anos, especialmente durante o inverno, quando neva. Possui um clima agradável e acolhedor e oferece paisagens deslumbrantes.

Serra da Estrela Recheado
de Arroz com Pêra e Brocólis
Isabel também é uma exímia cozinheira, me falou da cultura portuguesa e um pouco de algumas culinárias do qual ela gosta, como a feijoada que eles fazem com feijão branco e feijão vermelho, do cozido português e do Famoso arroz que é servido no queijo Serra da Estrela. Nossa!!!! só dela falar me deu água na boca e de pegar o avião e ir pra Portugal engordar mais um pouquinho , eheheheheh!!!!!!!!!!!!


É nessa região que é produzido o Queijo da Serra, o mais conhecido queijo da culinária de Portugal. Feito com leite de ovelha, é um queijo pouco consistente e amanteigado, com Bouquet suave, limpo, ligeiramente acidulado.Adorado por moradores e visitantes do local.

No Solar do Queijo da Serra o turista pode conhecer o modo de produção do alimento e até experimentá-lo, claro que me deu inveja branca, afinal com o calor que o Rio de Janeiro está fazendo, não seria nada mal curtir um friozinho básico desta época e ainda por cima comendo um queijinho, não é mesmo???


Atribui-se aos Romanos, a introdução da fabricação do queijo de ovelha na Península Ibérica. É fácil perceber que rapidamente essa “Sabedoria” tenha chegado aos montes Herminios, região muito povoada de gado ovino e caprino, e que por razões de Flora Natural existente, de adaptações de tecnologias de fabricação do queijo de ovelha, do clima e da raça Bordaleira, tenha nascido o “Queijo Serra da Estrela”.





Podemos afirmar também que o Queijo Serra da Estrela é o pai e a mãe de todos os queijos de ovelha Portugueses, pela transumância(migração) feita no Inverno para a Beira Baixa, e a partir daí pelo conhecimento transmitido por pastores e roupeiras a outras regiões.


A produção deste Queijo obedece a técnicas milenares e a «segredos» que terão de se procurar nos pastos da região, no cardo e na sua mistura com o leite, na paciência e arte com que se separa e mexe a coalhada e nos processos de cura. Para que se obtenha um Queijo de impar qualidade e sabor, na câmara de cura devem ser asseguradas condições constantes de humidade e temperatura.




Queijo Serra da Estrela – queijo curado, de pasta semi-mole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, com poucos ou nenhuns olhos, obtido por esgotamento lento da coalhada após a coagulação do leite de ovelha cru pelo cardo (Cynara Cardunculus), de fabricação artesanal e proveniente da região demarcada para esta produção (Serra da Estrela).

Em Portugal também existe um queijo tão famoso quanto ao serra da estrela  é o queijo de Azeitão que é produzido a partir de leite de ovelha em alguns concelhos(municípios) do distrito de Setúbal, particularmente em Palmela, Sesimbra e Azeitão. São queijos de forma cilíndrica e paredes abauladas, com cerca 5 cm de altura e 8 cm de diâmetro, pesando em média 250 g. É vendido com cerca 20 dias de cura, normalmente envolvido em papel «vegetal». A casca é fina e macia de cor amarelo-palha. É um queijo de pasta mole, com alguns olhos, de cor amarelo-ráfia, muito «amanteigado», de sabor e aroma semelhante ao queijo da Serra, embora seja um pouco mais ácido (característico). Seja bem vinda Isabel e António, espero que vocês venham contribuir para a nossa gastronomia com produtos de extrema qualidade.



São queijos para comer de colher.. não é muito bom.



Sejam bem vindos ao Brasil Isabel e António , que vocês possam contribuir ainda mais com a nossa gastronomia. Sejam felizes e obrigado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger