sábado, 23 de outubro de 2010

COMEÇOU A FENAOSTRA

Ostra e cultura açoriana no cardápio da Capital
De hoje até o dia 31, o Centro Sul terá atrações gastronômicas e folclóricas, além de shows nacionais. Em seu 12º ano, a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, a Fenaostra, abre os portões do CentroSul para mais um festival que reúne, além de gastronomia, atrações folclóricas e culturais. O evento começa hoje às 18h e segue até 31 de outubro em Florianópolis.


Responsável por 95% da produção brasileira de ostras, Santa Catarina é destaque no cenário nacional da maricultura. Com papel econômico e histórico que reproduz a cultura Açoriana, a Fenaostra tem o objetivo, além da divulgação da ostra catarinense, de abrir novos mercados aos produtores do Estado.


O público poderá conferir as receitas exóticas desenvolvidas por chefs de pelo menos 20 restaurantes, além da culinária oferecida por outros estandes da feira. No pavilhão de artesanato, cerca de 80 quiosques poderão ser conferidos. A programação cultural abrange ainda shows nacionais, que terão palco na Passarela Nego Quirido.


Em seu terceiro ano de feira, o comerciante José Reinaldo Flemming, dono do restaurante Ostras e Ostras Coisas, que fica no Bairro Ribeirão da Ilha, pretende vender 3 mil dúzias nos 10 dias de festa. Sua produção, em cada ano da Fenaostra, aumentou 30% no faturamento.


Flemming diz que, por dia de festa, são vendidas em média 300 dúzias do molusco. As preferidas pela clientela são as mais tradicionais: ostra gratinada, ao bafo e in natura.


– É uma grande festa.
– É importante para divulgarmos nosso trabalho.
– É uma feira divertida, que reúne toda a cidade – conta o comerciante.

Nesta edição, a festa vem com novidade. Os catarinenses poderão acompanhar toda a movimentação da Fenaostra via twitter (www.twitter.com/fenaostrafpolis) ou pelo orkut (Fenaostra de 22 a 31 de outubro). Além disso, seguidores da feira podem obter mais informações, conferir vídeos e fotos no site http://www.fenaostra-floripa.com.br./


vanessa.campos@diario.com.br





0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger