quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MAIS UMA DO MEU AMIGO DALTON RANGEL!




Depois de viajar pelo mundo atrás de temperos e fórmulas para o preparo dos mais diversos pratos, Dalton Rangel, de 23 anos, ingressa agora no universo da Expedição AIRCROSS. De 10 de novembro a 10 de dezembro, o chef, formado em gastronomia pelo Senac e proprietário do restaurante Yuca Gourmet, em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, carregará na bagagem a expectativa – e o objetivo – de surpreender o exigente paladar da equipe de aventureiros da viagem. Durante os cerca de oito mil quilômetros da viagem, que passará por dez Estados mais o Distrito Federal, Rangel utilizará as mais apuradas técnicas culinárias para transformar simples refeições em banquetes carregados de história e, é claro, de sabor.



“Meu projeto está baseado na utilização dos principais ingredientes dos destinos que visitaremos para rebuscar pratos típicos ou até mesmo criar novas combinações, sempre com um toque gourmet”, conta ele, revelando que a princípio, será bastante influenciado pela cultura indígena. “A ideia é aplicar o que eu aprendi fora do País, utilizando ingredientes da nossa terra”, afirma. Apesar de já ter participado de trabalhos em países como Camboja, Malásia e Tailândia, Rangel confessa que está ansioso para descobrir as várias faces do Brasil. “Não conheço muitos dos lugares que visitaremos. Andei estudando um pouco e já pensei em fazer um doce à base de farinha de tapioca e frutas vermelhas, mas não vou detalhar ainda. Quem for para a viagem terá a oportunidade de experimentar.”


Entre os ingredientes que Dalton Rangel pretende utilizar para a elaboração dos pratos, o destaque fica por conta dos frutos do mar, já que a expedição passará por cidades como Paraty (RJ) e São Sebastião (SP), e de ingredientes da culinária portuguesa, devido à forte influência dos colonizadores em boa parte dos cerca de 30 destinos que serão explorados.




HISTÓRICO PROFISSIONAL


Apaixonado por gastronomia desde criança, e inspirado pelo trabalho de sua mãe, a Chefe Mônica Rangel, Dalton Rangel se formou em gastronomia pelo Senac de Águas de São Pedro e decidiu percorrer o mundo em busca de conhecimento. Iniciou sua jornada por Portugal, onde esteve aos cuidados de Vitor Sobral, responsável pelo restaurante Terreiro do Paço. Em seguida, partiu para a Irlanda. Na Europa, dedicou seu tempo a estágios e cursos. No continente asiático, mais precisamente na Tailândia, participou de um curso no renomado hotel Blue Elephant. Camboja, Malásia e Filipinas foram as últimas paradas do profissional antes do regresso a Visconde de Mauá (RJ), sua terra natal.


No currículo, acumula um segundo colocado no concurso “Super Chef Mais Você” (Rede Globo), reality apresentado por Ana Maria Braga, e hoje participa da segunda temporada do programa “Homens Gourmet”, do canal Fox.


Em julho do ano passado, Rangel inaugurou o seu primeiro restaurante, o Yuca Gourmet, em parceria com a chef Mariana Palmeira. O estabelecimento é especializado em cozinha brasileira contemporânea e está localizado em Visconde de Mauá (RJ).


Em fevereiro deste ano, o profissional foi um dos responsáveis pelo catering do show das musas Beyoncé e Ivete Sangalo e suas respectivas bandas, realizado em Salvador, na Bahia.


SOBRE A EXPEDIÇÃO

A Expedição AIRCROSS acontecerá de 10 de novembro a 10 de dezembro e tem como proposta fazer um verdadeiro inventário antropológico e cultural do Brasil. O material dará origem a um reality de 13 episódios, que será transmitido pelo Multishow, e em 2011, a um documentário sobre a beleza e diversidade brasileira. Os expedicionários viajarão por mais de oito mil quilômetros, para regiões pouquíssimo exploradas, perfeitas para prática de esportes radicais como escalada, rapel, montanhismo, ciclismo, trekking, parapente, entre outros.


A viagem remonta as experiências de André Citröen, fundador da companhia, que entre as duas guerras mundiais, fez três grandes expedições: uma ao Deserto do Saara – viagem que deu origem ao Paris Dakar – outra à África e uma última à Ásia Central. Em todas elas, levava consigo uma equipe para registrar os traços culturais das regiões pelas quais passava. Na versão brasileira, os expedicionários poderão participar de uma festa tipicamente germânica em uma comunidade alemã no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, de um luau na Juréia, no litoral de São Paulo, de um acampamento em uma aldeia Xavante, e de quebra, escalar o Pico da Neblina e ver o sol se pôr na Serra do Roncador, santuário metafísico dos esotéricos.





0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger