segunda-feira, 18 de outubro de 2010

OS 11 METROS DE PURA EMOÇÃO

Fui incubido de fazer o bolo de aniversário do programa Mais Você, é claro que literalmente pedi ajuda aos universitários. Contei com a ajuda de um grande chefe e principalmente um grande amigo e por que ele???
Simples, afinal de contas o conheci numa situação parecida e foi só ligar pra ele e gritar.....

- Olha o leite queeeeente!!!!!!!

Claro que ele entendeu o recado e imediatamente se prontificou a nos ajudar! Estou falando do Chefe Rogério Shimura, um ícone na gastromia brasileira e o melhor padeiro que conheço, como ele não é bobo  tratou também de pedir a ajuda dos Universitários da Faculdade Anhembi Morumbi, não foi a primeira vez que a faculdade nos ajudou,  ano passado a faculdade nos ajudou a realizar o risoto dos 10 anos.




Apresentações a parte, vamos ao que interessa para realizar o feito de preparar um bolo que contém onze metros, além de muito material e disposição é claro. A primeira etapa é  saber com quantas pessoa iremos trabalhar. Rogério me disse que teria 15 alunos e alguns com experiência em confeitaria, o que é muito bom, porque não tenho muita paciência com confeitaria. Escalei a minha equipe com a Maria que todos conhecem, a Eliane que tem me surpreendido a cada dia  e o meu escraviário Estevão. Equipe formada foi definir a massa, o recheio e a cobertura.

- Caramba é bolo pra dedéu! Gente! é muita farinha, muito ovo, e é claro que dá um certo frio na barriga, a responsabilidade é muito grande, mas como todo bom taurino não foge a luta, lá fui eu ao combate.


Só pra vocês terem a ideia da dimensão do bolo que compôs 68 assadeiras de 40X60 cm  só de ingredientes  foram:
4kg de EMULSIFICANTE 
2kg FERMENTO EM PÓ
40kg FARINHA DE TRIGO 
50kg de AÇÚCAR
72dz DE OVOS
20kg  AMIDO DE MILHO 
2kg ESSÊNCIA DE BAUNILHA
75kg PASTA AMERICANA 
25kg NOZES
40kg DOCE DE LEITE

A fim de nos previnirmos contra possíveis imprevistos, decidimos preparar o bolo no sábado, e assim foi feito. Numa verdadeira operação de guerra, separa daqui, bate de lá, isto se prolongou pelo dia inteiro. Digo uma coisa, a galera mandou muito bem, ô turminha animada e eficiente, mas uma coisa eu digo dá gosto de entrar numa cozinha tão bem equipada como a da Anhembi Morumbi, até fico com inveja branca, pois é tudo o que quero, um dia eu chego lá... pode ter certeza....

Depois de ter o bolo pronto agora só faltava o grand finale O DIA D ou melhor o dia 18 de outubro, data em que se comemora o aniversário do programa e foi justamente neste dia uma segunda-feira que o programa estreou, coincidências a parte, marcamos para nos encontrar bem cedo, caramba se 3h da manhã é cedo era melhor eu ter ficado numa balada e de lá ir direto para o ponto de encontro da equipe, mas sou um homem de respeito, de estirpe, um cara sério e me comportei indo dormir, vira pra cá, vira pra lá, ai meu deus o sono não vem, mas a ansiedade estava lá me azucrinando o sono.
Vocês pensão que é mole??? então tá, noite mal dormida, mas fazer o quê ?


Chegamos com toda a parafernalha necessária para arrumar o bolo, e eis que deparamos com uma situação que já era esperada, mas que na verdade não queriamos acreditar, fazer o quê??








 - CHUVA , MUITA CHUVA, o que faríamos agora depois de o bolo estar todo na mesa e do lado de fora????? Correr pra dentro do foier é claro! Jesuisssss! E como fazer isto??? A galera ficou meio nervosa e a agitação foi grande, é claro que nesta hora temos que ter sangue frio, até por que a hora estava passando e o programa iria começar.





Fizemos literalmente um corredor humano para carregar o bolo em duas viagens, é claro que a pasta americana que as meninas abriram pedaço por pedaço, com maior carinho foi pro saco, mas como sempre digo:

- Não adianta chorar pelo leite derramado, agora é enxugar as lágriamas, ou melhor dizendo, o bolo, e correr para o abraço.



Tinhamos que terminar o bolo, meu Deeeeeeeus! Já são sete e vinte da manhã!!!!! Liga rápido para  alguma padaria para ver se lá há chantily, marshmallow ou o que for, anda vaiiiiiii logooooooooo!!!! Agora precisamos é apagar o incêndio.



Corri pra padaria e conseguimos juntar entre uma padaria e outra 27 kg de marsshmallow e corremos mais uma vez e as meninas desesperadas. Eu também estava desesperado, mas tinha que manter a calma e focar na resolução do problema.

                                                                                                

- E não é que deu tempo?????

Cobrimos o bolo e decoramos, olha não ficou nenhuma obra de arte, mas era o que tinha pra hoje, no final das contas nos divertimos, rimos muito e deu tudo certo, no vídeo ficou bem bacana e a mulherada comeu muito.





Quero agradecer aqui ao meu grande amigo Rogério Shimura pela competência e pelo carinho comigo e com o Programa e também às meninas que foram simplesmente maravilhosas. No ano que vem, estaremos aí se Deus quiser!

6 comentários:

bu Rafaella disse...

foi muita correria, mas valeu a pena!! acabamos o bolo com td certo no tempo ainda!! hehehe...
Amei fazer este trabalho, e assim que tiver outro é soh chamar que to dentro. Obrigada pela oportunidade!!
Grande beijo.
Rafaella Maluf

bu Chef Rogério Shimura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bu Chef Rogério Shimura disse...

Marcio Moreira e Rogério Shimura !!!( hahahah)

O Maestro.

Papel do maestro regente, é dar uniformidade a um grande contingente instrumental ou vocal para que todos sigam o tempo, a dinâmica e o andamento indicado na partitura, pois sem ele cada músico ou cantor perderia a marcação do tempo em relação aos outros.
Em síntese, ele é o chefe do grupo.
Assim descrevo o Chef de Cozinha Marcio Moreira. ( E eu também !!.... hahahahah)

Tive a honra de participar do 11º aniversário do programa Mais Você, em São Paulo capital no dia 18/10/2010.

Como descrever tanta competência?

Metacompetente é quem está além da competência, é aquele que tem a capacidade de construir, criar, inovar.
Hoje em dia, o que define o profissional Metacompetente são as suas qualidades pessoais, humanas.

As empresas e a sociedade desejam bons profissionais que também sejam boas pessoas. Diplomas são importantes, mas não substituem qualidades humanas. Formação acadêmica e habilidade técnica são importantes, mas caráter e personalidade falam mais altos.
O profissional ideal do novo século é aquele que consegue aliar sólida formação técnica com evidentes qualidades humanas. Que a inteligência seja mais abrangente, multifocada; que a sensibilidade alie-se à intelectualidade; que a flexibilidade acompanhe a especialização; que o humanismo seja a grande vantagem competitiva.

Acho que as palavras acima resumem muito bem o que encontrei.

Fiquei encantado com as minhas alunas confeiteiras, Carolina Barreto, Claudia, Renata e Priscila.
Além dos outros alunos da gastronomia, Paula, Marcela, Silvia, Talita, Alex, Niuler, Marina, Julia, Carolina Moyses, Julia, Louise e Ada. Da universidade Anhembi Morumbi, faz muito tempo que não vejo alunos tão profissionais.

É gratificante a oportunidade de trabalhar com uma equipe que dá orgulho de ser brasileiro.

Modesto eu ehmm.... !!!! hahahahahahahahahha

Chefão, toda sorte do mundo !!!!

Valewwwww !!!

bu jotta neves disse...

Parabéns aos Chefs Rogério Shimura e Marcio Moreira, é aos futuros chefs que no decorrer do profissionalismo dedicado, estão galgando novos horizontes ao lado de seus mestres.

Ação dessa proporção faz com que nos alegremos ao ver futuros profissionais crescendo.

Portanto, que a metragem dos ONZE se estenda por muitas dezenas.

Sucesso e mais uma vez parabéns a todos envolvidos.

Beijo,
Jotta Neves

bu carol.ina disse...

Marcio,
Tem como voce me passar todas as fotos que foram tiradas la na faculdade?!
E-mail: carol.ina@uol.com.br
Vlw, foi um prazer te conhecer, espero trabalhar mais vezes com você, quem sabe nós não levamos a serio aquele lance do Rio de Janeiro?!
Bjos

bu renata disse...

Oque falar ???? P............. kkk e Marcio vc é uma figura !!!
Amei participar de tudo isso com vcs !! a Equipe é maravilhosa !!!
E assim que tiver novamente pode lembrar de mim viu !!!
Beijos

Postar um comentário

 
Powered by Blogger